Português ou Brasileiro?

Uma pergunta pequena, porém difícil de responder. Português ou Brasileiro? O que você fala? Para responder essa pergunta é necessário voltar no tempo e tentar entender essa incógnita. Com base em dados históricos, a língua portuguesa chegou ao Brasil justamente no ano de seu descobrimento, em 1500. E ela não foi a primeira a chegar aqui, pelo contrario, quando ela chegou já existiam mais de 1300 dialetos diferentes aqui, que eram falados pelos índios que aqui habitavam. Hoje em dia, o negócio é diferente, a população indígena diminuiu e com ela também diminuiu a variedade de línguas que existia nesse meio, caindo de 1300 para apenas 181.
E o que aconteceu com essas línguas indígenas? Simples, foram extintas! Naquela época, língua portuguesa já estava se enraizando na cultura brasileira, porém precisava de mais atenção. Foi então que Marques de Pombal, em 1757, proibiu o uso e o ensino do Tupi, deixando assim o Português como língua oficial.
Mas a diversidade não parou por aí, após a língua indígena ter ”doado” um vasto vocabulário para nós, ela não iria ser a única protagonista da historia da língua falada no Brasil. Ainda existiria outra: a africana! E não é novidade para ninguém que a maior forma com que as línguas de matriz africana também ganharam espaço na diversidade linguística do Brasil foi através da escravidão. E foi nesse período em que a língua falada no Brasil deixou de lado algumas influências de Portugal e passou a receber influências dos dialetos africanos.
Ok, mas isso ainda não respondeu a pergunta inicial. Português ou brasileiro? Será que não é uma mistura? Tipo “Portugueiro”? Ou “Brasilês”? Pode ser, já que a formação do dialeto brasileiro se deve a uma integração de palavras de outras culturas, como acarajé, farofa ou moqueca que são de origem africana ou açaí, aipim e bacuri que são de origem indígena.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos concluir que o Brasil é realmente “um país das misturas”, uma vez que para formar seu próprio dialeto, foi necessária a influência de varias outras culturas, de outros dialetos. A importância da diversidade linguística no Brasil se deve justamente a esse fato de junção de outras línguas, e cada uma delas fazendo sua contribuição, deixando o vocabulário mais abastado e ainda ajudando a criar palavras.

Fontes:

https://pt.babbel.com/pt/magazine/quais-linguas-sao-faladas-no-brasil-uma-breve-introducao/                                                                                                            http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57:a-proibicao-do-tupi-e-o-fortalecimento-da-lingua-portuguesa&catid=1029:1758&Itemid=2                      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR75091-6014,00.html      https://www.infoescola.com/portugues/historia-da-lingua-portuguesa-no-brasil/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s